BYWUD fox FSC madeira Ipê tropical

O Forest Stewardship Council® (FSC®) é um sistema internacional de certificação florestal que permite identificar fontes responsáveis de madeira, papel, cortiça e outros produtos de base florestal. As Normas FSC® são reconhecidas mundialmente pelos seus benefícios ambientais, económicos e sociais.

Como funciona o sistema FSC®?

Entidades Certificadoras independentes são acreditadas pela ASI (Accreditation Services International) para auditar e certificar de acordo com as regras e procedimentos do FSC®. As florestas certificadas pelo FSC® são auditadas segundo normas nacionais, tendo em consideração o contexto socioeconómico e ecológico local, mas garantindo a totalidade de requisitos dos Princípios & Critérios para uma Gestão Florestal Responsável. Na cadeia de valor, as organizações que operam entre a floresta e o consumidor final, devem requerer a certificação FSC® de Cadeia de Custódia, permitindo fazer alegações e rotular os seus produtos FSC®. Comerciantes que apenas promovem produtos e serviços FSC® podem optar pela certificação de Cadeia de Custódia ou por uma Licença de Uso Promocional da Marca FSC® (autorização concedida pelo próprio FSC®). A certificação FSC® permite ao consumidor identificar e escolher os produtos que apoiam uma gestão florestal responsável.

 

FSC BYWUD

 

FSC® define requisitos para:

  • Preservar Altos Valores de Conservação dos espaços florestais
  • Proteger os habitats naturais 
  • Respeitar os direitos dos trabalhadores e das comunicadas locais
  • Manter as funções ambientais, económicas e sociais da floresta

 

Para se assegurar de que está a comprar produtos certificados, verifique as organizações certificadas, validade da licença e âmbito do certificado na base de dados de pesquisa pública FSC® em http://info.fsc.org.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.