A Gestão florestal sustentável é vista como algo essencial para que seja possível preservar o futuro das nossas florestas, tendo sempre em vista a minimização do impacto das mudanças climáticas.

Conheça a forma como a BYWUD obtém as suas madeiras com toda a sustentabilidade. É fulcral que este tipo de processos seja feito com rigor de forma a perservarmos o ecosistema florestal e reduzirmos ao máximo o nosso impacto. 🌳

As florestas desempenham um papel cada vez mais importante na nossa vida. É, portanto, fundamental assegurar que a procura por madeira hoje não comprometerá a existência deste produto no futuro.

Com o objetivo da renovação da floresta em mente, a sua exploração deverá ser realizada de forma a que seja possível manter uma elevada biodiversidade, capacidade de regeneração e produtividade. 

São consideradas florestas sustentáveis aquelas que permitem uma gestão eficiente dos recursos, com vista a preservar os restantes usos e serviços. Estas trazem um elevado número de vantagens para o Homem e para o nosso Planeta, tais como:

  • O constante fornecimento de recursos essenciais para o ser humano
  • A conservação da biodiversidade, tornando-se o lar de um vasto número de espécies
  • Facilitam a formação dos solos, evitando também a sua erosão muitas vezes causada por fenómenos como a desertificação.

É importante esquecer que são as florestas que nos permitem ter acesso à água potável e são também elas que ajudam a purificar o ar que respiramos. Para além disso, o crescimento da população florestal é considerado também um recurso económico de extrema importância, não sendo somente utilizado na produção de produtos em madeira mas também na produção de outros tipos de materiais, tais como medicamentos.

 

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.