Cumaru Deck treatment

Neste século é crescente a desinformação disseminada aos consumidores sobre, por exemplo, a utilização da madeira vs compósitos. Deixamos aqui alguns pontos como base de reflexão para que cada um de nós possa pensar um pouco no assunto.

Na nossa opinião existem vários benefícios em usar madeira de origem responsável. Ficam alguns benefícios apontados por alguns profissionais com quem trabalhamos:

A Madeira é um produto natural

  • A madeira passa por um processo produtivo que exige baixo consumo energético e respeita a natureza comparativamente a outros produtos industrializados;
  • A madeira de uso corrente não é tóxica, não liberta odores ou vapores de origem química, sendo portanto segura ao toque e manuseamento.
  • A madeira, quando envelhece, deixa de desempenhar a sua função estrutural mas, não constitui qualquer perigo para o meio ambiente já que é facilmente reconvertida.

É renovável

Fazemos uso da madeira como matéria-prima há milhares de anos. No entanto, este recurso contínua disponível e a crescer em novos povoamentos florestais. Enquanto novas árvores forem plantadas de forma conscienciosa e sem comprometer os recursos naturais e forem repostas as abatidas, a madeira vai continuar a estar disponível.

Árvores são armazéns de carbono

  • As árvores captam o carbono da atmosfera e libertam oxigénio. Ao fazermos uso da madeira, estamos a armazenar o carbono absorvido durante o tempo de vida da obra ou edifício no estado sólido e, portanto, a evitar que este se liberte para a atmosfera e agrave o problema ambiental do efeito de estufa;
  • A madeira é o único material de construção que ajuda a combater as mudanças climáticas. É importante remover o carbono da atmosfera, bem como reduzir as novas emissões de carbono que vão para a atmosfera. A madeira consegue ambos.

É um excelente isolante

O isolamento é um aspeto importantíssimo para a redução da energia usada no
aquecimento e climatização de edifícios:

  • A madeira é um isolante natural devido às bolsas de ar dentro de sua estrutura celular.
  • Como isolante, a madeira é 15 vezes melhor que a alvenaria e o concreto, 400 vezes melhor que o aço e 1.770 vezes melhor que o alumínio;
  • Como isolante pode reduzir a quantidade de energia necessária na climatização de espaços especialmente quando usada em janelas, portas e pavimentos;
  • Apresenta boas condições naturais de isolamento térmico e absorção acústica

É fácil de trabalhar

  • Trata-se de uma matéria-prima muito versátil que pode ser usada de forma muito variada e que cumpre com certas e determinadas especificações, de acordo com o tipo de aplicação pretendida;
  • Permite ligações e emendas fáceis de executar.


É durável

A madeira é resistente ao calor, geada, corrosão e poluição. O único fator que precisa ser controlado é a exposição às intempéries. Quando mantida adequadamente a madeira pode durar centenas de anos.

É segura

A madeira não oxida. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de um edifício, funciona como um elemento pré-moldado, de fácil montagem (leve, macio), que não passou por processos de fabrico que determinem a sua resistência. O que determina a sua resistência é apenas a sua espécie.

É versátil

A madeira pode ser produzida em peças com dimensões estruturais que podem ser rapidamente desdobradas em peças pequenas de uma delicadeza excecional.

É boa para a saúde e bem estar

O aumento do uso de madeira tem benefícios fisiológicos e psicológicos mensuráveis para a saúde. Trabalhadores ficam menos estressados e mais produtivos, alunos aprendem melhor, pacientes curam mais rápido e as pessoas geralmente ficam mais felizes e calmas em espaços que contêm elementos naturais como a madeira.

Tem propriedades físico-mecânicas

  • A madeira foi o primeiro material empregue, capaz de resistir tanto a esforços de compressão como de tração;
  • Tem uma baixa massa volumosa e resistência mecânica elevada.
  • Pode apresentar a mesma resistência à compressão que um betão de resistência razoável;
  • A resistência à flexão pode ser cerca de dez vezes superior à do betão, assim como a resistência ao corte;
  • Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos noutros materiais de construção.

É naturalmente bela

A madeira é naturalmente bela e esteticamente agradável. Está disponível numa ampla gama de cores, grãos e texturas, tornando a madeira visualmente atraente e é um produto muito tátil, sendo agradável ao toque.

 

E você? Também é fã da madeira como nós?

 

Photo credits to: Wood's Shop

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.